segunda-feira, janeiro 15, 2018

Dolores O'Riordan (1971 - 2018)

Célebre como vocalista de The Cranberries, dona de um voz de muitas nuances poéticas, a irlandesa Dolores O'Riordan faleceu no dia 15 de Janeiro, em Londres — contava 46 anos.
O falecimento ocorreu, subitamente, de causas não imediatamente esclarecidas, quando O'Riordan se encontrava em Londres, para uma sessão de gravações. Iniciara uma carreira a solo em 2007, com o álbum Are You Listening?, seguindo-se, dois anos mais tarde, No Baggage. Em qualquer caso, a sua imagem é indissociável de The Cranberries e dos seus sofisticados cruzamentos de heranças folk com a sensibilidade de um rock alternativo; na década de 90, em particular, a banda obteve grande impacto internacional com os álbuns Everybody Else Is Doing It, So Why Can't We? (1993) e No Need to Argue (1994), e temas como Linger, Zombie ou Ode to My Family.
Depois de um hiato entre 2004 e 2008, o grupo voltara a reunir-se em 2009; em 2017, a sua digressão europeia não chegou ao fim, devido a problemas de saúde de O'Riordan — nesse mesmo ano, saíu Something Else, derradeiro álbum de The Cranberries, em parte retomando alguns dos seus sucessos, agora em versão acústica.

>>> Telediscos de Zombie (The Cranberries) e Ordinary Day (Dolores O'Riordan).




>>> Obituário na BBC.